4 de jun de 2011

semântica, parônimos, homônimos, antônimos - Linguagens, Tecnologia e Trabalho - aula 11


Aula 11
8/10/2003

Semântica – exercícios

  1. Explique o significado dos parônimos e homônimos:

a - acidente / incidente
b - acender / ascender
c - acessório / assessório
d - censo / senso
e – cessão / sessão
f – concerto / conserto
g – conjuntura / conjetura
h – coser / cozer
i – degradar / degredar
j – descriminar / discriminar
k – atuar / autuar
m – eminente / iminente
n – flagrante / fragrante
o – mandato / mandado
p – prescrito / proscrito
q – ratificar / retificar
r – tachar / taxar
s – tráfico / tráfego
t – vadear / vadiar
u – vultuoso / vultoso

  1. Escolha um adjetivo que melhor expresse característica de:
a – Indivíduo que costuma fixar doentiamente em certa ideia.
B – O que é característico em uma pessoa.
C – Ação que se realiza ao mesmo tempo
d – Fato que traduz a pura verdade.
E – Indivíduo que causa transtorno com sua presença.
F – Pessoa que gosta de arriscar-se.

  1. Reescreva a frase utilizando um antônimo para o termo destacado:
a – Os povos civilizados decretaram a abolição da escravatura.
B – Este foi, sem dúvida, um gesto denodado.
C – Seu estilo sempre foi muito conciso.
D – Nem todos reconheciam a apatia que o caracterizava.
E – Ela é muito morosa na execução dos trabalhos.

  1. Examine as sutilezas de significado e as distinções entre as palavras dos itens abaixo:

a – surpreendido / abobalhado
b – pensar / cismar
c – dócil / humilde
d – gritar / berrar
e – ir / partir

  1. Procure estabelecer as nuanças de significado e o emprego das expressões, registrando o uso:

a – morrer
b – perecer
c – expirar
d – ir para o céu
e – esticar a canelas
f – entregar a alma a Deus
g – falecer


Duas boas coisas para bem escrever:
  • plano de redação
  • vocabulário
Sentidos:
  • conotativo: parece mas não é; sentido figurado
  • denotativo: próprio

Polissemia
  • vários significados que uma palavra pode assumir dependendo das frases, do contexto.

Dissertação
  • trabalho em grupo / individual. Parte 1: introdução.
  • Fases
    • 1: definir assunto
    • 2: registro das ideias
    • 3: delimitar o assunto. Escolher uma das ideias, definir o limite do trabalho
    • 4: fixar o objetivo do texto: o que se pretende mostrar.
    • 5: Introdução do texto

[Partes 1 a 4 em grupo, 5 individual]

Baseado em texto/vídeo [?] sobre reciclagem de pneus.

Nenhum comentário: