11 de jun de 2011

A nova mentalidade empresarial (globalização) - Organização Empresarial - Aula 10


Aula 10
17/10/2003

A nova mentalidade empresarial

O consumidor globalizado (visão global)
  • quem trabalha numa empresa também deveria se considerar um empresário.
    • Empresário de sua função
  • Revoluções:
    • industrial
    • da informática
    • da qualidade
    • da tecnologia
    • da mercadologia
    • da informação → gera o poder atualmente

  • visão global: graças à redução das distâncias
    • ex: idade média → velocidade de 50km/dia
    • atualmente, 1000km/hora, e ainda os meios de comunicação – TV e internet


Blocos econômicos

  • objetivo: melhora da qualidade de vida
  • exemplos: comunidade europeia, NAFTA, ALCA
  • estágio dos blocos
    • 1º: comercial
    • 2º: industrial
    • 3º: econômico / social
    • 4º: humanização
  • necessário participar dos blocos
    • evitar marginalização. Ex: China
  • ALCA
    • co-presidência Brasil / EUA
    • objetivo: eliminar barreiras econômicas, progressivamente, entre os participantes, do Alasca à Argentina
    • abertura de mercado: redução de taxas para exportação aquecem o mercado

  • diferentes mentalidades nos países desenvolvidos e em desenvolvimento: nos últimos, os produtos para exportação são melhores que os deixados para consumo interno. Nos primeiros a diferença inexiste
  • itens a refletir sobre a ALCA
    • isolamento: se não entrar, se torna irrelevante: Brasil apenas 0,89% do comércio mundial
    • estagnação;
    • não se pode impedir a formação
    • fechamento da economia: mercado interno insuficiente

Nenhum comentário: