12 de jun de 2011

Metodologias Organizacionais - Organização Empresarial - Aula 11


Aula 11
24/10/2003


Metodologias organizacionais

Desengenharia
  • transforma em caos a organização existente com o objetivo de racionalização.
    • gera reclamações e aceitações, dúvidas: pessoas gostam e desgostam dos novos lugares
    • funciona após o caos porque o gosto das pessoas se torna conhecido, e gostando do trabalho rende mais. A organização dá mais certo se todos forem ouvidos, se houver consideração por todos

Reengenharia
  • parte da organização existente
    • ou seja, não desmancha como a desengenharia.
    • Maior perigo da empresa: estar sempre atualizada com o método lógico. Se tentar fazer isso, a empresa estará sempre desorganizada, em ebulição. A empresa deve ter uma linha organizacional.

Diretoria: Plano estratégico
Supervisor: plano operacional
Operacional: CCQ - comissão de controle da qualidade
  • os próprios funcionários dão sugestões de melhorias

Just-in-Time
  • na hora certa”
  • metodologia americana para eliminar estoques
  • mais usada pelos japoneses devido ao pouco espaço físico disponível no país
  • estoques de uma empresa sem JIT
    • matéria-prima
    • componentes
    • material de manutenção
    • material de escritório
    • material de segurança
  • no JIT elimina-se o estoque
    • com isso elimina-se o dinheiro equivalente ao estoque.
    • Evita desperdício com manipulação (que pode causar perdas), com cabeças de obra, equipamentos (empilhadeiras, pallets), controle sobre os inventários
    • matéria-prima chega na hora da produção e nas especificações
      • confiança no fornecedor
      • contrato entre empresas, multa para o fornecedor caso não entregue a matéria-prima
    • depois do processo, o produto final já vai para o cliente

Kanban
  • controle visual do estoque
  • recipientes com a quantidade de material necessária para o dia
  • começam cheios e possuem escalas para medição.
  • Conforme a medição se percebe o tempo gasto
  • elimina o controle de estoque
    • fichas de entrada, saída e saldo não tem – controle é no nível do recipiente

5S
  • melhorar a qualidade do ambiente
  • Seiri
    • organização / utilização
      • separar o útil do inútil, o que vai ser usado do que não vai ser
  • Seiton
    • ordenação / arrumação
      • ordenar o que foi selecionado para uso
  • Seiso
    • limpeza
      • devolver ferramentas usadas já limpas
      • manter o restante limpo
  • Seiketsu
    • padronização e higiente
      • padrões para a empresa inteira
      • desinfecção
  • Shitsuke
    • autodisciplina
  • Como implementar
    • sistema de treinamento a todos os envolvidos
    • explicar o 5S, para que serve, como funciona.
    • Dividir o pessoal em comissões, uma para cada S.

ISO
  • 9000: produtos e serviços
  • 14000: meio ambiente
  • Organização Internacional de Padronização
  • objetivo: certificar empresas para exportação
  • a empresa que tem isso é que determinou um padrão de qualidade – não significa o melhor, mas um padrão sem altos e baixos, estabilizado
    • exemplo: caneta. Processo com ISO, mas produto pode falhar
  • como fazer? Todos os métodos e processos de produção são descritos e praticados
    • se faltarem documentos a empresa não é aprovada
  • cresce o valor de quem trabalha na empresa, pois a ela investe para manter o padrão

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