15 de jun de 2011

ISO, Recursos Humanos - Organização Empresarial - Aula 14


Aula 14
14/11/2003

ISO 9000/94
  • gestão de qualidade para produtos e serviços


ISO 9000/00
  • gestão de qualidade para meio ambiente

ISO 18000/99
  • gestão de qualidade para segurança e saúde

  • enfoque na boa administração
  • tempo médio de adequação à ISO: 1 ano
  • ainda há a filosofia do “fazer bonito se alguém for ver”

Mudança de caráter
  • conceitual: de enfoque na garantia de qualidade para ênfase na gestão de qualidade
  • mudança no conteúdo, na estrutura e na abordagem (menos itens, mais gerenciamento do sistema)
  • os procedimentos de qualidade continuam os mesmos
  • auditoria mais efetiva e mais adequada para determinados problemas
  • efeitos operativos do SQG: efeito do enfoque do PDCA: planejar, fazer, verificar, agir (plan, do, check, act)

ISO
  • extinção das ISOs 9002 e 9003 (assistência técnica, exigência de garantia)
  • simplificação
  • liderar o processo e não se deixar levar por ele
  • não envolve comprometimento da alta administração
  • enfoque baseado no processo (todo): acompanhamento e medição do retorno
  • garantia do desempenho
  • foco no cliente e não na conformidade
  • melhoria contínua (Kaizen)
  • cada departamento faz parte do processo

RH
  • divisões
    • medicina do trabalho
    • segurança do trabalho
    • serviço social

  • medicina do trabalho
    • prevenção de doenças (epidemias): orientação
    • atendimento ambulatorial: preventivo
    • o médico do trabalho deve atuar em conjunto com outras áreas – ação corretiva
    • médico amigo dos funcionários
  • segurança do trabalho
    • engenheiro de segurança: cria as normas internas de segurança
    • técnico de segurança: fiscaliza a execução
    • EPI's: a empresa assume que o trabalho é realizado em local insalubre
    • verificação de condições / atos inseguros
    • CIPA: analisar acidentes para poder se antecipar
  • Serviço Social
    • atendimento, benefícios
    • verificar benefícios: transporte, alimentação, cesta básica

Quociente emocional
  • crachá com caretas (alegre, normal, triste)
  • o último deve ser ouvido pelo chefe da área e não receber tarefas de risco

Pesquisar: normalização / ABNT
  • ex: porque tem de comprar o interruptor inteiro quando se quer só o espelho?

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