18 de ago de 2009

Fundamentos de orientação a objetos

Fundamentos da orientação a objeto

Definições:
  • objeto
  • classe
  • membros da classe ou objeto


Objeto

É uma entidade que formaliza algo no domínio de um problema. É o elemento que se aproxima o mais fielmente possível das entidades do mundo real. Toda entidade real ou imaginária pode ser um objeto.

Todo objeto é definido pelos seus atributos (dados) e seus comportamentos que estão encapsulados dentre dele próprio.

Além disso, um objeto carrega consigo seu estado, comportamento e identidade.

  • Estado: definido pelas propriedades e seus valores.
  • Comportamento: identifica a ação para agir/reagir de acordo com a mudança de estado.
  • Identidade: todo objeto é único, deve haver apenas uma ocorrência deste objeto.

Um objeto também pode ser chamado de instância de uma classe. Uma instância é uma representação concreta de algo abstrado.


Classe

Descreve um conjunto de objetos semelhantes. A classe representa o objeto de forma, enquanto que o objeto representa uma entidade concreta. Podemos ainda entender a classe como um tipo abstrato de dados.
A diferença fundamental entre classe e objeto está no fato de um objeto representar uma entidade que existe naquele tempo e espaço, enquanto que a classe representa uma entidade ou grupo de entidades semelhantes, de forma abstrata.


Membros da classe ou objeto

Atributo: identifica uma informação ou característica para uma determinada classe, para a qual o objeto possui um valor. Também é conhecido como propriedade.

Método: é a operação ou ação efetuada por uma classe; esta ação define o comportamento do objeto durante a execução do programa.

Nenhum comentário: