21/04/2009

Algoritmos - exercicios variados

[Remexendo nos papéis antigos, encontro duas listas de exercícios de Algoritmos. Resolvi alguma delas? Aí já não lembro, rs... ]
Abaixo vai a primeira!

Algoritmos - Exercícios variados



  1. Ler quatro valores referentes a quatro notas escolares de um aluno e imprimir uma mensagem dizendo que o aluno foi aprovado, se o valor da média escolar for maior ou igual a 5. Se o aluno não foi aprovado, indicar uma mensagem informando esta condição. Apresentar junto das mensagens o valor da média do aluno para qualquer condição.
  2. Ler dois valores referentes a duas notas escolares de um aluno e imprimir uma mensagem dizendo que o aluno foi aprovado, se o valor da média escolar for maior ou igual a 7. Se o valor da média for menor que 7, solicitar a nota de exame, somar com o valor da média e obter nova média. Se a nova média for maior ou igual a 5, apresentar uma mensagem dizendo que o aluno foi aprovado em exame. Se o aluno não foi aprovado, indicar uma mensagem informando esta condição. Apresentar com as mensagens o valor da média do aluno, para qualquer condição.
  3. Efetuar a leitura de três valores (variáveis A, B e C) e efetuar o cálculo da equação completa do segundo grau, apresentando as duas raízes, se para os valores informados for possível efetuar o referido cálculo. Lembre-se de que a variável A deve ser diferente de zero.
  4. Efetuar a leitura de três valores (variáveis A, B e C) e apresentá-los dispostos em ordem crescente. Para solucionar o problema, utilizar os conceitos de propriedade distributiva e troca de valores entre variáveis.
  5. Efetuar a leitura de quatro números inteiros e apresentar os números que são divisíveis por 2 e 3.
  6. Efetuar a leitura de cinco números inteiros e identificar o maior e o menor valor. Não execute a ordenação de valores.
  7. Elaborar um programa que efetue a leitura de um número inteiro e apresentar uma mensagem informando se o número é par ou ímpar.
  8. Elaborar um programa que efetue a leitura de um valor que esteja na faixa de 1 a 9. Apos a leitura do valor fornecido pelo usuário, o programa deverá indicar uma de duas mensagens: "O valor está na faixa permitida", caso o usuário forneça um valor nesta faixa, ou a mensagem "O valor está fora da faixa permitida", caso o usuário forneça valores menores que 1 ou maiores que 9.
  9. Elaborar um programa que efetue a leitura de um determinado valor, e apresentá-lo caso não seja maior que três.
  10. Elaborar um programa que efetue a leitura do nome e do sexo de uma pessoa, apresentando como saída uma das seguintes mensagens: "Ilmo Sr.", para o sexo informado como masculino, ou a mensagem "Ilma Sra.", para o sexo informado como feminino. Apresente também abaixo da mensagem impressa o nome da pessoa.
  11. Ler quatro números e apresentar o resultado dois a dois da adição e multiplicação, baseando-se na utilização da propriedade distributiva. Ou seja, se forem lidas as variáveis A, B, C e D, deverão ser somadas e multiplicadas A com B, A com C e A com D. Depois B com C, B com D e por fim C com D.
  12. Efetuar o cálculo da quantidade de litros de combustível gastos em uma viagem, utilizando-se um automóvel que faz 12km por litro. Para obter o cálculo, o usuário deverá fornecer o tempo gasto na viagem e a velocidade média durante a mesma. Desta forma, será possível obter a distância percorrida com a fórmula DISTANCIA <- TEMPO * VELOCIDADE. Tendo o valor da distância, basta calcular a quantidade de litros de combustível utilizada na viagem com a fórmula: LITROS_USADOS <- DISTANCIA / 12. O programa deverá apresentar os valores da velocidade média, tempo gasto na viagem, a distância percorrida e a quantidade de litros utilizada na viagem.
  13. Ler uma temperatura em graus Farenheit e apresentá-la convertida em graus Celsius. A fórmula de conversão é: C <- (F-32) * (5/9), sendo F a temperatura em Farenheit e C a temperatura em Celsius.
  14. Calcular e apresentar o valor do volume de uma lata de óleo, utilizando a fórmula VOLUME <- 3,14159 * R ^ 2 * ALTURA.
  15. Ler dois valores para as variáveis A e B, e efetuar a troca dos valores de forma que a variável A passe a possuir o valor da variável B e que a variável B passe a possuir o valor da variável A. Apresentar os valores trocados.
  16. Efetuar o cálculo e apresentação do valor de uma prestação em atraso, utilizando a fórmula PRESTACAO <- VALOR + (VALOR * (TAXA / 100) * TEMPO).
  17. Efetuar a leitura de um número inteiro e apresentar o resultado do quadrado desse número.
  18. Desenvolva os algoritmos, diagrama de blocos e codificações dos problemas abaixo indicados. Usar na resolução dos problemas a estrutura de repetição do tipo enquanto.
    1. Apresentar todos os valores numéricos inteiros ímpares situados na faixa de 0 a 20. Para verificar se o número é impar, efetuar dentro da malha a verificação lógica desta condição com a instrução se, perguntando se o número é impar; sendo, mostre-o; não sendo, passe para o próximo passe.
    2. Apresentar o total da soma obtido dos cem primeiros números inteiros (1+2+3+4+5+6+7+...+97+98+99+100).
    3. Apresentar os resultados de uma tabuada de um número qualquer. Esta deverá ser impressa no seguinte formato:
      Considerando como exemplo o fornecimento do número 2
      2 x 1 = 2
      2 x 2 = 4
      2 x 3 = 6
      2 x 4 = 8
      2 x 5 = 10
      ...
      2 x 10 = 20
    4. Apresentar todos os números divisíveis por quatro que sejam menores que duzentos. Para verificar se o número é divisível por quatro, efetuar dentro da malha a verificação lógica desta condição com a instrução se, perguntando se o número é divisível; sendo, mostre-o; não sendo, passe para o próximo passo. Avariável que controlará o contador deverá ser iniciada com o valor 1.
    5. Apresentar os quadrados dos números inteiros de 15 a 200.
    6. Apresentar as potências de 3 variando de 0 a 15. Deve ser considerado que qualquer número elevado a zero é 1, e elevado a 1 é ele próprio. Deverá ser apresentado, observando a seguinte definição:
      30 = 1
      31 = 3
      32 = 9
      ...
      315 = 14348907
  19. Escreva um programa que apresente a série de Fibonacci até o décimo quinto termo. A série de Fibonacci é formada pela sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21 ,34... etc. Esta série se caracteriza pela soma de um termo posterior com o seu anterior subsequente.
  20. Elaborar um programa que apresente no final o somatório dos valores pares existentes na faixa de 1 até 500.
  21. Ler dois valores inteiros (variáveis A e B) e efetuar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão de A por B, apresentando ao final os quatro resultados obtidos.
  22. Uma loja de animais precisa de um programa para calcular os custos de criação de coelhos. O custo é calculado com a fórmula CUSTO <- (NR_COELHOS * 0,70)/18 + 10. O programa deve ler um valor para a variável NR_COELHOS e apresentar o valor da variável CUSTO.
  23. Ler um número N qualquer menor ou igual a 50 e apresentar o valor obtido na multiplicação sucessiva de N por 3 enquanto o produto for menor que 250 (N*3, N*3*3, N*3*3*3, etc).
  24. Elaborar um programa que apresente o valor de uma potência de uma base qualquer elevada a um expoente qualquer, ou seja, de NM.
  25. Bônus: Elaborar um programa que apresente o valor de um logaritmo de um número qualquer em uma base qualquer: log base X = Y.

Nenhum comentário: