19 de mar de 2009

Web 2.0

Se tivesse procurado sobre os wikis antes, como escrevi na postagem anterior, teria achado artigos interessantes sobre a web 2.0. Na verdade, não li a parte que considero mais importante dos artigos da Wikipedia (por enquanto): a lista de links. Voltei ao artigo da Wikipedia sobre a web 2 quando procurava os wikis e de repente vi que haviam coisas interessantes ali.

What's Web 2.0?, por Tim O'Reilly
Artigo "clássico", que procura explicar o fernômeno. [como meu inglês é horrível, penei pra ler. Só depois descobri uma versão em português no cypedia]

Entenda o que é Web 2.0
Mais simples, este artigo da versão on-line do jornal Folha de São Paulo explica alguns conceitos em forma de "glossário".

O que é Web 2.0 (site Webinsider por Marcello Póvoa)
Outro artigo explicativo, e esperançoso sobre o futuro dessa nova forma da Internet.

Web 2.0 como assunto do dia, por John C. Dvorak
Aqui Dvorak questiona se o conceito é novo mesmo ou se é uma reciclagem de vários conceitos da "bolha ponto com" que estourou. A idéia da internet self-service é interessante: tal como se fosse um caixa de banco, onde você faz tudo que precisa.

Diário de Notícias (Portugal) - Os equívocos da admirável nova web
Num artigo bem crítico, fala-se das forças reais e virtuais e da liberdade de inserção conteúdos pelos usuários. Concordo com eles em alguns pontos: num é a manutenção das forças existentes no mundo "real" no mundo virtual - os países mais desenvolvidos e as grandes corporações (claro) vão se adiantar no uso das forças da web e na captação de tendências de comportamento.
Mas já considerar "lixo" a manifestação de todo comportamento na internet não é o caminho - como a web é ainda muito a "terra sem lei", muito do que é condenável (e do que não é útil) encontra seu espaço. Em regulagem da internet também não creio: só me pergunto o que faremos com algo que não tem um projeto definido específico - dar vozes a todos do planeta, armazenar todo o conhecimento humano - para a grande maioria dos usuários.

Nenhum comentário: