24 de fev de 2009

Lógica de Programação - Aula 1

Bom, vou começar a postar minhas notas de aula do curso técnico. Espero que o material possa ajudar alguém. E como já está tudo digitado, vou só colando - e colocando um comentário pessoal entre colchetes.

[Aula de 04/08/2003]

Lógica de Programação

Introdução a lógica

A lógica trata da correção do pensamento. Como filosofia ela procura saber porque pensamos assim e não de outra forma. Com arte ou técnica ela nos ensina a usar corretamente as leis do pensamento.
Podemos dizer também que a lógica é a arte de pensar corretamente; visto que a forma mais complexa do pensamento é o raciocínio, a lógica estuda ou tem em vista a correção do raciocínio. Podemos ainda dizer que a lógica tem em vista a "ordem da razão". Isto dá a entender que a nossa razão pode funcionar desordenadamente, pode por as coisas "de pernas para o ar". Por isso a lógica ensina a colocar ordem no pensamento.
Exemplo:
Todo mamífero é um animal;
Todo cavalo é mamífero;
Portanto todo cavalo é animal.

[esta forma também conhecido como silogismo. No Blog do Mangar tem uns exemplos conhecidos e engraçados =D]

Existe lógica no dia-a-dia?

Sempre que pensamos a lógica nos acompanha, necessariamente. Também quando falamos, pois a palavra falada é a representação do pensamento. Daí percebermos a importância da lógica na nossa vida não só na teoria, como também na prática, já que quando queremos pensar, falar ou escrever corretamente, precisamos colocar "ordem no pensamento", isto é, utilizar a lógica.
Exemplo:
A gaveta está fechada;
A bala está na gaveta;
O que é preciso fazer para chupar a bala?

Algoritmizando a lógica

Construir algoritmos é o objetivo fundamental de toda a programação.
Algoritmo é a seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido. Ordem de pensamento é portanto lógica.
Algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo uma receita de bolo. Nela está descrita uma série de ingredientes necessários, uma seqüência de diversos passos e ações a serem cumpridas para que se consiga fazer determinado tipo de bolo. Para aprimorar nosso conceito de algoritmo vamos tornar mais evidentes alguns outros conceitos como por exemplo o de ação.
Ação é um acontecimento que, a partir de um estado inicial, após um período de tempo finito, produz um estado final previsível e bem definido, em que estado é a situação atual de um dado objeto.
Portanto, podemos redefinir algoritmo como a descrição de um conjunto de ações que, obedecidas, resultam numa sucessão finita de passos, atingindo o objetivo.

Em geral um algoritmo destina-se a resolver um problema, fixar um padrão de comportamento a ser seguido, uma norma de execução a ser trilhada, com vistas a alcançar como resultado final a solução de um problema.


Exercício
Numa prateleira numa biblioteca, há dois volumes de "A História da Inteligência Brasileira", volumes I e II, juntos e em ordem. Uma traça se encontra na primeira página (página 1) do volume I e vai perfurando em linha reta até chegar à última página (página 500) do volume 2. Se cada volume tem 4 cm de espessura (incluindo-se as capas) e cada capa tem 0,3cm de espessura, qual foi a distância que a traça percorreu?



Obs:
Bibliografia que utilizei no curso: Estudo Dirigido de Algoritmos, de José Augusto Manzano e Jayr Figueiredo de Oliveira. Editora Érica.
[Qualquer semelhança desta postagem com este material aqui é mera coincidência, rs... E com este material aqui também!]

Nenhum comentário: