11 de dez de 2008

correções na monografia

Enfim, apresentei a monografia no dia 5/12, e obtive 9,6 de nota. Tudo isso? Pois é. Nem acreditei. Olhei na marcação de tempo e o total gasto com minha exposição mais comentários dos professores da banca totalizou 30 minutos. Eu falei por 17 e os professores 13. O professor Francesco (que neste vídeo fala sobre logística) foi o que mais comentou; lembro mais ou menos de suas críticas em relacão ao trabalho:
  • amplitude do tema;
  • o objetivo "quase" alcançado;
  • a falta da reflexão sobre a qualidade de informação nos novos meios surgidos na Internet;
  • a falta de algum "filtro" que impedisse a disseminação da criminalidade na internet - como exemplo, ele usou o que estava em minha monografia sobre os blogs que divulgavam informações sobre o 11 de setembro para lembrar que os terroristas também utilizaram a rede mundial de computadores para organizar os ataques;
  • o papel social dos blogs - tanto que ele me perguntou qual era minha opinião a respeito;

Já a professora Diane se concentrou nos seguintes aspectos:
  • os vários termos em língua estrangeira não assinalados com o itálico;
  • o objetivo também não atingido - pelo que entendi, "prometi" uma coisa nos capítulos iniciais, ou seja, demonstrar a cultura blogueira, e não cumpri de forma satisfatória. Ora, isso já não comeria uns pontos da nota?, rs...
  • porém, ela disse ter gostado do assunto, e que na hora em que demonstrei as comunidades
Os dois concordaram num ponto: no fato do tema ser muito interessante e atual. Talvez isso tenha pesado sobremaneira ao me atribuírem 9,6. Um excesso, achei, dado o tamanho das críticas.

Bem, em breve posto a versão 6 da monografia aqui (não é aquela que vai ser encadernada com capa dura e caracteres dourados; esta será a 7 e definitiva. Assim espero). Talvez poste como fiz com o relatório de pesquisa, uma parte por texto; colocar no scribd torna a página pesada com o carregamento do ipaper...

Nenhum comentário: