10 de out de 2008

Relatório de pesquisa, parte 3 de 7: blogosfera, origem do termo

Agora sim, chega de brincadeira, rs... capítulo 1!

BLOGOSFERA

1.1. Origem do Termo

A denominação “blogosfera” é atribuída a William Quick, que em 2001, em seu site DailyPundit (www.dailypundit.com), propôs o termo como nome “ao ciberespaço intelectual que os blogs ocupam” (QUICK, 2001). Atualmente o termo é utilizado para descrever todo o conjunto dos blogs existentes na internet, ou de forma mais específica:

“Uma rede de interações intelectuais diretas e navegáveis, resultado da contribuição gratuita, aberta e verificável das consciências e das opiniões de muitas pessoas sobre assuntos de interesse geral e em tempo quase real” (KERCKEHOVE apud GRANIERI, 2006, p 11)

Orihuela (ORIHUELA,2007) também contribui para uma definição do conceito, afirmando que a blogosfera

“é entendida como uma extensa comunidade de blogueiros perceptíveis às informações das mídias tradicionais, sob o formato dinâmico de feedback. Funcionando como um filtro social de opiniões e notícias, a comunidade blogueira tem servido de sistema de controle e crítica dos meios de comunicação, além de um fator de mobilização social. Ela compreende ainda um enorme arquivo web, onde o conhecimento é compartilhado.”

Nenhum comentário: