7 de out de 2008

Relatório de pesquisa, parte 1 de 7: Introdução (tema, objetivos)

Bom, entregue o relatório, vai lá (melhor dizendo, vem aqui, rs...) a primeira parte:

INTRODUÇÃO

As redes de computadores surgiram como uma forma de compartilhar informações, evitando redundâncias e facilitando o acesso de múltiplos usuários. Restrita inicialmente ao âmbito militar estadunidense, ela expandiu-se rapidamente ao ser aberta para uso comercial, e hoje o que temos é uma rede interligando o mundo todo.

A informação e a colaboração são dois dos pilares da comunicação na internet. Fóruns, portais, comunidades, wikis, blogs e ferramentas de busca são alguns dos meios hoje utilizados para divulgação e aquisição de informações sobre os mais variados temas. Com a ascensão da web 2.0, houve uma grande evolução nas interfaces o que resultou em melhor experiência de Internet para o usuário; com essa melhor experiência o usuário pode passar mais tempo na Internet construindo novas formas de sociabilidade e conhecimentos.

Dentre esses meios de sociabilidade e construção de conhecimentos estão os blogs, “uma espécie de diário mantido na internet por um ou mais autores regulares.” (HEWITT, 2007)

A relevância dos blogs cresceu rapidamente e continua crescendo graças a seu uso como nova forma de publicação e discussão de conteúdos, que independe de mediadores e de formações profissionais. Percebem-se também algumas mudanças para o usuário de Internet:

· Blogs deixam de ser apenas “diários virtuais” tornando-se ferramentas de divulgação de conhecimento;

· Como conteúdos novos podem ser publicados diretamente para opúblico, torna-se necessário o surgimento de licenças específicas a para tratar dos direitos autorais. Exemplo: “Creative commons”;

· O blog é utilizado como ferramenta: de trabalho, para alguns, e no trabalho, por outros; uns o utilizam para gerar renda e grandes empresas o abrem como canal para comunicação com seus clientes;

· A facilidade de uso e publicação nos blogs é completada por diversas ferramentas cuja instalação não requer qualquer tipo de conhecimento técnico – podemos citar os gadgets, scripts, plugins e leiautes prontos para o uso.

· Surgem sites dedicados especialmente à indexação dos blogs; podemos citar ainda a busca feita somente em blogs, pelo Google.

Ao conjunto de blogs e suas interações adotou-se o nome de Blogosfera. Esta esfera, bastante rica, será o tema deste trabalho.

Nenhum comentário: