9 de out de 2008

orientação múltipla

Esta semana foi a da entrega do relatório de pesquisa - nome que, no caso da faculdade, foi dado ao conjunto da introdução com o capítulo. Isso para ter uma noção do andamento do projeto, e, na minha opinião, forçar o pessoal que ficou da matéria (e superlotou a sala, rs...) a fazer e entregar. Já expus aqui o meu fiasco; agora precebo que o importante é sempre passar material escrito para o orientador. Sim, como só esquematizei melhor a monografia no dia da entrega, sabendo mais ou menos o que vai em cada capítulo e com uma divisão melhor, agora já posso entregar vários pedaços ao orientador :D
Bom, como estamos em Semana de Tecnologia na faculdade, a maior parte das mesas da biblioteca foi direcionada para alguns dos eventos. Ocupei-me numa das poucas e fiquei lá lendo os artigos que faltam (da pasta 3). Duas professoras dividiram essa mesa comigo: a Sueli e a Luciana. (atrapalhei-nas um pouco, elas queriam falar mal de alunos também, rs...)
O orientador, professor Emerson, apareceu por lá, ele já brincando: "E aí, tá pronto??". E eu ainda lendo o calhamaço de artigos.
Depois apareceu um outro aluno para conversar sobre a monografia com a professora Sueli- disse que queria mudar de tema, de orientadora, deixar pro semestre que vem para fazer algo bem feito. E ela: melhor terminar neste semestre... ficar mais um semestre só por causa da monografia? Há também o problema do perfeccionismo: alunos querendo fazer o melhor trabalho e por isso ficando por mais um semestre. Não é um trabalho perfeito: é o trabalho que você conseguiu fazer. Melhor fazê-lo e dar andamento à vida do que parar nesse ponto.

Concordo com ela. Sim, neste semestre ainda as coisas saíram "em cima da hora", o "estímulo" à monografia somente no final do quinto semestre - daí talvez a preocupação com o tempo X qualidade, pressa inimiga da perfeição... Mas a cultura na faculdade parece estar mudando: depois a professora Sueli veio relatar que já há um pessoal do terceiro semestre perguntando sobre o TCC, há também o incentivo a desenvolvimento de software, patentes, em grupos, e isto em semestres anteriores...


Nenhum comentário: