7 de set de 2008

Projeto de Pesquisa (novo) - Revisão bibliográfica

Li pelo menos um livro até agora, do qual já falei bastante por aqui: Blog, entenda a revolução que vai mudar o seu mundo, de Hugh Hewitt. O único completo, por enquanto. E um dos poucos que não precisei comprar: achei-o na biblioteca pública municipal de Jundiaí.
Realmente a necessidade de leituras é gigantesca. E fica aquela coisa: se eu tivesse feito isso antes... já teria definido melhor o alvo a ser atingido...

7. Revisão bibliográfica

HEWITT (2007) define um blog como “contração da expressão inglesa weblog. Log significa diário, como o diário de um capitão de navio. Weblog, portanto, é uma espécie de diário mantido na internet por um ou mais autores regulares.”
Porém, ao invés de ficarem restritos a relatos pessoais, os blogs tem se revelado como importante ferramenta de comunicação, divulgação e verificação de informações. Ainda segundo HEWITT (2007), “o que realmente está acontecendo é uma revolução na informação semelhante, em suas conseqüências, à Reforma, que dividiu a cristandade no século XVI. (...) temos sede de informação, temos uma nova tecnologia de distribuição e um milhão de fornecedores de conteúdo”. Durante a Reforma, Lutero traduziu a bíblia para o alemão e com isso possibilitou que um maior público tivesse acesso às escrituras sem saber Latim. Com o advento da Imprensa de tipos móveis por Gutemberg, as traduções de Lutero ganharam cada vez maior abrangência. Com o aumento da quantidade de pessoas informadas, o poder da Igreja Católica, que dominava todo o fluxo da informação, foi se tornando cada reduzido e a Renascença se tornou então possível.

Nenhum comentário: