10 de set de 2008

livros, parte 2: TIC - Tecnologias de Informação e Comunicação, de Jayr Figueiredo de Oliveira

TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação. (comentário: comprei este livro pela bagatela de R$ 5,00 numa das vendas da professora Luciana (que interage com sei quem lá da Editora Érica, e compra os livros direto de lá).
Ok, este livro não vou ler por inteiro; fui direto ao capítulo da cibercultura, e extraí algumas coisas. O ponto mais observado é quanto à passagem da cultura: da oral para a escrita, e da escrita para o meio "virtual". Na cultura oral havia dependência das pessoas que transmitiam tal cultura e não era preciso dar muitos "detalhes" - já que as pessoas partilhavam uma mesma situação. Já na cultura escrita houveram 2 casos: a necessidade de detalhar a mensagem, pois o emissor e receptor poderiam não partilhar uma mesma convivência; e a força "sagrada" - do livro sendo a única fonte correta, como no caso dos livros da religião.
Porém o virtual está aberto: abarca o todo, mas sem querer "dominar" esse todo, sem querer ser a palavra final. Há milhares de "oralidades" interagindo ao mesmo tempo, ou seja, não há uma fonte central da verdade.
Quer dizer, os blogs participariam dessas "oralidades" - completando e comentando a informação dita "oficial" dos meios de comunicação institucionalizados.

Nenhum comentário: