13 de ago de 2008

projeto de pesquisa

Aqui começo a postar a versão antiga do projeto de pesquisa. Depois de minha conversa com a professora da disciplina de Projeto de Graduação, alguns tópicos têm de ser reformulados.
Esta é a estrutura do projeto. Abaixo desta lista seguem as descrições conforme fornecido pela faculdade.
1. INTRODUÇÃO
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3. OBJETIVOS
4. JUSTIFICATIVA
5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
6. HIPÓTESE(S)
7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
8. METODOLOGIA
9. CRONOGRAMA
10. BIBLIOGRAFIA

1. INTRODUÇÃO

O QUE SERÁ ESCRITO? Inicie dizendo qual é o seu objeto de estudo, o seu tema. O tema já deve trazer, em sua descrição, o problema. Apresente genericamente a gênese do problema, o contexto do problema.

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA

Significa selecionar alguns aspectos ou problemas. Informe como você irá “circunscrever” o tema, objeto de estudo, o tópico específico que você irá pesquisa.

3. OBJETIVOS

O QUE FAZER? apresentar o objetivo geral e os objetivos específicos. Relacionam-se às respostas a serem dadas ao problema formulado. Significa enunciar o que será feito. Deve ser explicitado por verbos no infinitivo: estudar, analisar, questionar, comparar, introduzir, elucidar, explicar, contrastar, discutir, demonstrar, etc.

4. JUSTIFICATIVA

POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER? Demonstrar a relevância do estudo em questão – social e jurídica, teórica e prática. Que contribuições a pesquisa trará para a compreensão, a intervenção ou a solução do problema no universo social/tecnológico/científico a que se destina?.

5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

QUAIS AS QUESTÕES A SEREM RESOLVIDAS? Apresentar as questões específicas, isto é, os problemas a que você pretende responder, ou apontar soluções, com a pesquisa. É a problematização do tema abordado na pesquisa. É ou são a(s) questão(ões) a ser(em) solucionada(s). Que questionamentos foram levantados acerca do tema, ao fazer a leitura sobre o assunto tratado? Que críticas podem ser feitas ao se examinar a questão?

6. HIPÓTESE(S)

Trata-se de uma resposta provisória ao problema da investigação. Deve(m) ser elaborada(s) a partir de fontes diversas, tais como a observação, resultados de outras pesquisas e teorias.

7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O QUE FOI ESCRITO SOBRE O TEMA? É o embasamento teórico da sua pesquisa, que vai fundamentar. Organizar um capítulo em que você vai expor e analisar o pensamento dos teóricos, dos estudiosos da área específica da pesquisa. Faça uma síntese bem articulada dos elementos teóricos que podem servir de alicerce para a análise dos dados de sua pesquisa.

8. METODOLOGIA

COMO FAZER? COM QUÊ? QUANDO? O QUE? COM QUEM? ONDE? consiste em dizer o tipo de pesquisa a ser abordada - bibliográfica, documental, de campo, apresentação das fontes de pesquisa, dos instrumentos de coleta de dados, a coleta de dados, a análise de dados. Indica as opções e a leitura operacional que o pesquisador fez do quadro teórico. Definição dos instrumentos e procedimentos para análise dos dados:

a) definição da amostragem: a pesquisa qualitativa não se baseia em elementos numéricos para garantir sua representatividade.

b) Coleta de dados: definir as técnicas a serem utilizadas tanto para a pesquisa de campo – ensaios, entrevistas, observações, formulários, estudos de caso, pesquisa participativa, relatos de experiência - como para a pesquisa suplementar de dados, caso seja utilizada pesquisa documental, consulta a anuários, censos.

c) Organização e análise dos dados – deve-se escrever com clareza como os dados serão organizados e analisados. Fontes da pesquisa – bibliografia, documentos, leis, doutrinas; Coleta de dados – esclarecer como, quando e onde você buscará os dados da parte específica da sua pesquisa; Análise dos dados – dizer como procederá para analisar os dados que obtiver na parte específica da sua pesquisa.

9. CRONOGRAMA

São as etapas da pesquisa, relacionadas ao tempo utilizado para a realização da monografia.

10. BIBLIOGRAFIA

Listar as obras lidas para fazer seu projeto, respeitando as normas da ABNT.


Nenhum comentário: