29 de ago de 2008

Projeto de Pesquisa (novo) - introdução

Comentário: Nada como uma reformulada para melhorar o texto, hehe...

1. Introdução

As redes de computadores surgiram como uma forma de compartilhar informações, evitando redundâncias e facilitando o acesso de múltiplos usuários. Restrita inicialmente ao âmbito militar estadunidense, ela expandiu-se rapidamente ao ser aberta para uso comercial e hoje o que temos é uma rede interligando o mundo todo.
A informação e a colaboração são dois dos pilares da comunicação na internet. Fóruns, portais, comunidades, wikis, blogs e ferramentas de busca são alguns dos meios hoje utilizados para divulgação e aquisição de informações sobre os mais variados temas. Com a ascensão da web 2.0, houve uma grande evolução na experiência do internauta, e tornou-se mais fácil criar e administrar qualquer uma dessas ferramentas.
Dentre esses meios da internet estão os blogs. Seu nome é uma abreviação de weblogs, e eles despontaram como uma alternativa sem custo para publicação de diversos conteúdos, principalmente em forma escrita, sem necessidade do aval para publicação como ocorre em jornais, revistas ou livros.
A interação entre esses blogs é tão grande que já formam uma sub-rede dentro da própria internet, chamada de Blogosfera. Com este trabalho vou procurar discutir o que são os blogs, como e quando surgiram; se as informações encontradas neles são confiáveis; as diversas informações divulgadas através deles; quem são os blogueiros e como esta rede foi formada.
Este trabalho buscará tratar inicialmente dos fluxos da informação, partindo do papel, passando pela cultura de massa, pelas telecomunicações e chegando à internet. No contexto testa, abordará os diversos aspectos de uma das fontes mais dinâmicas de informação na internet: os blogs e sua inter-relação, compondo o que se chama blogosfera.

Nenhum comentário: